-
Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura ; Taller Estilo Arquitectura
- Área: 361 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:David Cervera
-
Fabricantes: Boxito, Cemex, Nordika
“Os humanos não deveriam tentar conquistar a natureza com tecnologia, deveriam criar uma arquitetura que receba a benção da natureza” Toyo Ito.
Em um terreno de 2300 m2 e próximo a 60 árvores, encontra-se imersa a Residência Canto Cholul, um projeto que pretende criar uma convivência dinâmica espacial e formal entre a natureza e arquitetura.
Paredes curvas feitas em pedra da região e cimento pigmentado abraçam as árvores dando as boas-vindas à moradia, criando percursos por entre as árvores e sombras que dirigem os usuários até o acesso principal da edificação.
A residência encontra-se distribuída em um esquema em "U" sendo a área social que recebe o usuário de maneira linear: sala de estar, sala de jantar, cozinha e área de serviço com muros de vidro que proporcionam uma transparência ao terraço coberto e ao pátio central, um espaço natural que organiza e estrutura o projeto. As habitações localizadas de maneira sequencial, mesmo discretas na sua conexão ao pátio, mostram sua parte extrovertida voltando-se ao resto do jardim pela parte posterior, emoldurando a natureza.
Um conjunto de espaços configurados em direção ao pátio central, que surpreende pelo movimento circular da sua cobertura, ressalta, de alguma maneira, as característica do seu entorno. O terraço/área de jogos é incorporado ao programa arquitetônico mas não está unido à edificação, tornando-se um espaço de moradia inserido para cumprir com sua função sem afetar a privacidade dos usuários.
Por fim, a habitação principal, diretamente relacionada ao pátio central, é composta pelo dormitório, closet e banheiro principal, todos organizados de tal maneira que a ventilação e a iluminação natural fazem com que todos os espaços sejam agradáveis tanto durante o dia quanto durante a noite.
Cimento cinza polido e brilhoso, cimento pigmentado azul e negro, cimento branco polido, cimento branco bruto, madeira de cedro, pedra e vidro fazem da residência Canto Cholul uma moradia simples em sua materialidade.
As relações entre o espaço construído e a paisagem preexistente são apresentadas nos pátios e no percurso dos corredores, algumas árvores perfuram as lajes para afirmar a hierarquia projetual. A relação entre solo-cobertura em cimento cinza conforma a moldura perfeita para os muros de cimento branco que acentuam a essência da moradia.
Jardins de diferentes dimensões, diferentes vegetações, água e taludes de pedra dão sentido ao lugar, entendendo e afirmando sua topografia. Um projeto cuidadosamente orientado onde se observa a simplicidade e beleza do entrelaçamento entre arquitetura, memória e natureza.